Expressões de sentimentos nos remetem à Vida
“Até mesmo uma vida feliz não pode existir sem um pouco de escuridão, e a palavra felicidade perderia seu sentido se não fosse equilibrada pela tristeza.” (Carl Jung)
É Saudável sentir e viver as emoções, mesmo que alguns sentimentos sejam desagradáveis!
A não aceitação da emoção pode deixa-la represada e sem controle, afinal, não queremos contato com ela.
Desempenhar o papel de Agente de Segurança Pública pode trazer por algumas vezes a sensação de “dever ser” invulnerável emocionalmente.
Como não se emocionar ao se deparar com tantas coisas tristes e também satisfatórias que vivenciamos diariamente, seja no trabalho ou em outro ambiente que estejamos inseridos?
As emoções tem um contexto e são motivadas por fatos que acontecem na nossa vida, independente da nossa vontade e sempre será uma oportunidade de olharmos para a vida com tristeza ou com alegria.
As situações desconfortáveis podem nos levar a diferentes ações como lutar, fugir ou paralisar diante delas. Ao avaliarmos nossa reação podemos sentir outras emoções que produzirão sentimentos de bem ou mal estar e nos levarão a agir. Sinta cada acontecimento de sua vida como uma oportunidade de preencher sua “caixa de ferramentas” emocionais. Assim podemos nos fortalecer para dar encaminhamentos adequados a situações novas, sejam elas consideradas positivas ou negativas para cada um de nós.
As alegrias não são eternas. A dor intensa, por mais que pareça insuportável, pode demorar a passar, mas também Não será eterna!
Falar da nossa dor, do nosso sofrimento, do que está nos incomodando para alguém, faz muito bem. É a oportunidade de colocar para fora aquilo que está guardado e ganhando força, por vezes destrutiva, dentro de nós.
A Plataforma QAP está à disposição para ajudar você!
Maria Aparecida Silva de Oliveira Lima
Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo, aposentada.
Psicóloga CRP 06/47316