A importância da prevenção e gereciamento do estresse nas forças de segurança pública

Boa parte da população conhece ou já ouviu falar do estresse ao qual são submetidos diariamente os profissionais da segurança pública no exercício de suas atividades. Situações de exposição ao risco de vida, ao prejuízo à própria saúde e experiências vivenciadas em ocorrências graves que podem vir causar algum trauma psicológico.

Considerando que nos últimos meses tivemos transformações em nossa sociedade, nas relações sociais e de trabalho por causa da Pandemia de Covid-19, o que agravou a saúde mental de muitas pessoas, podemos afirmar que houve um infortúnio ainda maior aos profissionais de segurança pública. Pois, estes acabaram acumulando mais atribuições, ampliando sua carga de trabalho e sobrecarga pelo absenteísmo de colegas adoecidos (LIMA, et. al, 2020). As forças policiais agregaram funções de controle sanitário relacionadas ao cumprimento de medidas de lockdown, de distanciamento e isolamento social.

Percebendo essa maior vulnerabilidade, pontuamos a necessidade de investimento na saúde mental destes trabalhadores, através de estudos que permitam a construção de estratégias e o desenvolvimento de intervenções adequadas. Ao qual assegurem que a exposição aos fatores estressores inerentes da profissão ocorra de forma mais assertiva e menos prejudicial à saúde mental. Possibilitando assim a redução do nível de estresse entre esses profissionais, atenuando o adoecimento e o absenteísmo, e promovendo a melhoria na qualidade de vida.

Portanto destacamos que a implantação de um programa de prevenção e gerenciamento do estresse nas instituições de segurança pública tem como resultado um maior esforço e um melhor desempenho desses profissionais, o que resulta numa melhoria dos serviços prestados a toda população. Isto implica num aumento da credibilidade e da confiabilidade da sociedade nessas valorosas instituições, onde todos nós ganhamos com isso, trabalhadores e sociedade.

Rodrigo Scalabrin

Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Roraima. Psicólogo CRP-20/06109 Voluntário da QAP

Estamos esperando você

Agende uma consulta com um especialista QAP.